Trago aqui algumas indicações de textos a respeito de software livre. Um dos endereços é o portal do governo http://www.softwarelivre.gov.br/SwLivre/
Solange Palma de Sá Barros publicou interessante artigo no livro Tecnologia Educacional e Aprendizagem: o uso de recursos digitais. Transcrevo aqui alguns trechos.
"Quando se vai até uma loja para comprar um determinado Software, compra-se apenas uma permissão (licença) para uso do mesmo. O comprador não passa a ser o "dono" do Software pelo simples fato de comprá-Io. O programador ou a empresa que desenvolveu o programa é o proprietário do Software. Os direitos autorais (copyright) são do autor do Software e, para cada máquina que se deseja instalar um determinado Software, deve existir a compra de uma licença, cujas regras e condições de uso são colocadas em um contrato. Ou o usuário aceita todas essas condições para poder usar o Software ou não aceita, devolvendo o produto e apagando o Software de sua máquina." (BARROS, 2007. p. 89)
A autora continua:
"Quando se usa Software proprietário, fica-se sempre na dependência de seu fabricante para cada novo recurso que se deseja obter. Em outras palavras, quando se instala o Windows em um computador, é criada uma relação de dependência entre o usuário e as possibilidades de Software compatíveis ao padrão Windows. Sabe-se que o Software é um produto intelectual, porém sabe-se também da necessidade do compartilhamento do.conhecimento e da produção de uma inteligência coletiva. Porque apenas "alguns" são donos de determinados conhecimentos?" (BARROS, 2007. p. 89-90)
Referência: BARROS, Solange P. "O Uso do Software Livre na Educação". IN: MORAES, Ubirajara C. (org). Tecnologia Educacional e Aprendizagem: o uso de recursos digitais. São Paulo: Livropronto, 2007.
segunda-feira, 29 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário