terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Debate sobre TV

A chegada da TV no mundo foi um avanço tecnológico muito importante para a humanidade, a notícia passou a ser vista e não apenas ouvida. Mas quanto ao relacionamento familiar e social? Que avanços trouxe? Ainda no início, ela era assistida em reuniões de família e amigos, assim como o rádio, pois eram poucas as famílias que possuíam o aparelho, tudo era mágico e todos os programas eram alvo de grandes debates entre familiares e amigos.
Com o passar do tempo, esses encontros e debates perderam o lugar nas casas das pessoas pois ela tornou-se popular, ou melhor, de fácil aquisição, e é comum pessoas não desejarem receber amigos na hora de seu programa favorito, pois a “conversa atrapalha”. É comum também haver mais de um aparelho na residência, o que torna ainda mais difícil a conversa entre pessoas que moram juntas. Também existe uma diversidade de programas que agradam a um público específico. Programas para adolescentes, programas para crianças, e cada vez mais raros programas para a família.
As emissoras pensando na concorrência, lançam programas para resgatar um pouco o debate que causava no passado, só que os programas são carregados de apelos para chamar a atenção, ficou provado o interesse das pessoas em “se ver na telinha”, assim surgem os “Reality Shows” e o sonho de participar de algum deles apenas pela fama.
È mais que evidente a influência que a TV exerce sobre as pessoas, e a escola pode usufruir dessa influência trazendo o debate para a sala de aula.
Não podemos ficar apenas nos vídeos chamados de educativos só porque transmitem um conhecimento específico ligado ao conteúdo estudado em determinado currículo, e que nos parecem mais seguros. Estaremos seguros se soubermos o que pretendemos com aquele vídeo, seja ele um trecho da novela, ou um desenho animado, documentários, um longa, ou qualquer outro, caso contrário, perderemos para a concorrência.

Nenhum comentário: