quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Estudo sugere que 'um laptop por aluno' prejudica aprendizado

A materia abaixo (que apresento apenas alguns trechos) parece confirmar o qaue dizia Valdemar Setzwer. Em minha pesquisa para a dissertação, verifiquei que há uma resistencia por parte dos professores ao uso da Informática em sua prática de ensino-aprendizagem. Creio que enquanto o professor não se apropriar devidamentete e eficientemente destas ferramentas em sua praxis, a educação pouco melhorará.

Franz
----------
Estudo sugere que 'um laptop por aluno' prejudica aprendizado

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008, 11:18

Fonte: http://www.estadao.com.br/tecnologia/not_tec123934,0.htm

Políticas de inclusão digital estão erradas, diz pesquisa da Unicamp; alunos incluídos tiveram pior rendimento.

SÃO PAULO - As políticas de inclusão digital, que estimulam o uso de computadores nas escolas, podem estar gravemente equivocadas, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), divulgado nesta quarta-feira, 13, pela Agência Fapesp. A pesquisa mostra que o uso de computadores para fazer tarefas escolares está relacionado ao pior desempenho dos alunos - principalmente entre os mais pobres e mais jovens.

O trabalho, publicado na revista Educação e Sociedade, foi coordenado por Jacques Wainer, do Instituto de Computação, e por Tom Dwyer, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. A equipe utilizou dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2004.

(...)

Segundo Wainer, a pesquisa constata apenas estatisticamente que os alunos que sempre usam o computador para suas tarefas têm pior desempenho. Mas não há dados para explicar por que o uso intenso piora as notas e por que o efeito é mais grave entre crianças de classes sociais mais baixas.

“Só podemos especular sobre os motivos. Para conhecê-los será preciso que outros especialistas utilizem ferramentas diferentes para realizar estudos qualitativos. O importante é destacar que os resultados são coerentes com outros estudos internacionais”, afirmou.

O pesquisador destaca que a avaliação de que o computador é uma ferramenta neutra é equivocada. “Como o computador é bom para nós, professores, por exemplo, tendemos a achar que ele é útil para todos. Mas ele não é uma solução mágica para a educação”, disse.

Para ler o artigo Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar, de Jacques Wainer e outros, disponível na biblioteca on-line SciELO (Bireme/FAPESP), clique no link:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400003&lng=en&nrm=iso&tlng=ptt

Um comentário:

ekalafabio disse...

Uma resposta relativa pode ser encontrada em:
http://acris.under-linux.org/62-uso-de-computador-na-escola-um-engano.html

Texto de Acris