terça-feira, 29 de abril de 2008

Vídeo vencedor

O vídeo vencedor é de São Paulo, do Instituto Santa Teresinha.
A escola que trabalha com portadores de necessidades auditivas, desenvolveu um projeto de leitura bilíngüe para surdos, cujo objetivo era estimular o gosto pela leitura. Veja aqui o vídeo vencedor:



Quem quiser conferir outros resultados, veja em: http://bibliofilmes.blogspot.com/2008/04/vencedor-votao-popular.html

terça-feira, 15 de abril de 2008

Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo

Colegas,

Dentro do módulo Mídias Impressas temos o tema Bibliotecas. Portanto,
gostaria de indicar a visita a Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo e receber as novidades de seu site (http://www.bv.sp.gov.br) para o mês de abril:
Assunto em destaque do mês de abril:

Medicina Complementar/Alternativa

http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/bv_destaque.html

Apesar dos avanços constantes da medicina convencional, as chamadas terapias alternativas têm tido uma grande procura e divulgação. Essa procura é motivada, entre outros fatores, pela insatisfação com o tratamento convencional ou pelo maior bem-estar que muitos tratamentos alternativos proporcionam. Mas até que ponto esses tratamentos podem ser seguidos? Eles podem substituir os tratamentos tradicionais? Vamos tentar esclarecer um pouco essas questões.

 =======================================================================

Mais um recorde!

Alcançamos mais de 30 mil acessos ao site neste último mês de março

A Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo é um serviço virtual, ligada à Secretaria de Comunicação, que presta informações sobre todos os assuntos, gratuitamente.

Foi uma das agraciadas com o Prêmio Laura Russo no ano de 2007 - concedido pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo - cujo tema foi “Inovação e Criatividade em Serviços Bibliotecários”.

Regina Fazioli
Coordenadora
rfazioli@sp.gov.br
Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo
http://www.bv.sp.gov.br
Secretaria de Comunicação

Assine nosso feed RSS e fique por dentro das novidades do nosso site:
http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/rss.xml


Abraços,

Ruth Rhein
Atividade 4 – Forum: Utilização do Livro Didático

Eu penso não ser totalmente verdadeira a afirmação do Prof. Nélio Bizzo quando responsabiliza e diz ser o “ livro didático o grande vilão do ensino no Brasil. “
O livro, penso eu, é um guia para os estudantes e professores. Eu cheguei a usar livro didático e paradidático em minhas aulas de Desenho Geométrico ( Ed Ática, Ed. Scipione, Ed. FTD )no Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino com muito sucesso para meus alunos. Inclusive havia o livro do aluno, onde podiam fazer seus exercícios e manter todo o material em um só lugar facilitando o trabalho e o estudo para as provas. Melhor do que trabalhar com papéis em fichários. O grande problema em meu ponto de vista é o professor usar o livro como uma bíblia a ser seguida, passo a passo, capítulo `a capitulo.

O professor não pode ficar “engessado” e usar o livro como uma “bengala”. E deve, sempre que possível, introduzir outras leituras, quem sabe os paradidáticos, para complementar o conteúdo e trazer novas propostas de aplicação do conteúdo
Deve ter o cuidado de escolher editoras de renome , que apresentam o material didático com uma boa impressão, papel de qualidade e conteúdo dentro dos parâmetros da proposta curricular.
Agradeço,
Ruth Rhein

domingo, 13 de abril de 2008

Vamos ver e votar?

Está em andamento a votação de um concurso sobre vídeos produzidos em escolas sobre a leitura. O endereço é: http://videosaconcurso.blogspot.com/

A idéia é difundir um novo conceito de promoção do livro, da biblioteca e da leitura através das novas tecnologias. Para isso o desafio à comunidade da Língua Portuguesa era fazer um "filme" (em vídeo ou celular) que contasse a sua história e provasse o quanto gostavam da sua biblioteca e/ou de um livro.

São 17 produções breves. A maioria é de Portugal, mas algumas escolas brasileiras também se inscreveram. A votação popular vai até o dia 23 de abril, que é o Dia Mundial do Livro.

O vídeo abaixo (n° 13 - Viagem pelo mundo da leitura) é de uma escola de Mogi Mirim. Reparem que ele conta uma história por meio de fotos, e foi montado, provavelmente, em Windows Movie Maker. Bonito e fácil de fazer!

Vale a pena ver todos e votar!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Atividade 3







Atividade 3 – Do impresso para a hipermídia


Colegas,

Para que possam ampliar suas possibilidades de trabalho com a língua escrita e dar orientações a seus alunos, os convido para ver a gravação da orientação técnica feita por videoconferência na Rede do Saber, no dia 4/04/08.
É um grande convite à produção escrita.

Seguem, informações:




Videoconferência: Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro
SEESP – Rede do Saber
Data 4/04/08

Site: http://www.rededosaber.sp.gov.br/ ( notícias )

Tema: "O lugar onde vivo"


A videoconferência foi idealizada com o objetivo de promove o concurso "Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro", realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Cenpec, com apoio da Undime, Consed e do Canal Futura. O objetivo do concurso é contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

Inscrição das escolas:
CRE MÁRIO COVAS – SEE SP
Site: http://ww2.itau.com.br/itausocial/premio_escrev_fut/index.html
Inscrição até o dia 14 /04/2008 -



Estamos estudando mídias impressas, digitalizadas, hipertextos gostaria de afirmar que eu penso, que o homem continuará a se expressar e deixar sua marca escrita, independente do suporte ou meio utilizado.
Convido os professores a participarem do Prêmio Olimpíada da Língua Portuguesa que tem como maior objetivo premiar as melhores produções escritas e produzidas por alunos de todas as escolas do Brasil.


Vivemos um momento de muita transição e adequação com a revolução trazida pela informática e a hipermídia vem como definido em nosso conteúdo do módulo, para ampliar os princípios da escrita eletrônica para o domínio da interação, do som e da imagem ( multimídia ).
Tudo o que se perceber visual ou audiovisualmente pode fazer parte da tessitura destes documentos digitais que, por sua flexibilidade e por seu dinamismo, farão com que seja cada vez menos nítida a distinção entre escritor e leitor.
E pude, perceber muito tudo isso, entrando no site de nossa Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro. O site nos traz e nos permite um passeio virtual maravilhoso.
E como afirmado no módulo, os arquivos deste ambiente físico só seriam acessados indo pessoalmente ao local e muitas vezes não poderiam ser consultados, devido ao fato de serem documentos e livros com muitos anos de publicação e estariam em riscos se fossem manipulados por todos os visitantes, portanto estariam restritos somente a pesquisadores e com os recursos de hoje, estando os documentos digitalizados as obras podem chegar aos olhos do público em geral contando com o computador como mediador e de qualquer lugar do planeta podemos fazer consultas.
Citando novamente o módulo do curso, menciono a definição de bibliotecas virtuais que nos “permitem acessar bancos de informação em formatos eletrônicos/digitais. Esse tipo de bibliotecas inclui também os catálogos automatizados de bibliotecas tradicionais. Segundo essa definição, a biblioteca eletrônica reproduz a produção impressa utilizando um meio de suporte diferente do papel, e se torna, também, espaço inovador de publicação, totalmente distinto do texto impresso, no formato hipertextual e hipermidial

Entrei e compartilho com o grupo minha pesquisa, segue:
Fundação Biblioteca Nacional / Digital
Site: http://www.bn.br/bndigital
Busquei em iconografia: Desenhos Históricos / Cadeira ( Vejam ilustração )
Estamos estudando mídias impressas, digitalizadas, hipertextos, gostaria de afirmar que eu penso, que o homem continuará a se expressar e deixar sua marca escrita, , independente do suporte ou meio utilizado.
Convido os professores a participarem do Prêmio Olimpíada da Língua Portuguesa que tem como maior objetivo premiar as melhores produções escritas e produzidas por alunos de todas as escolas do Brasil.

Agradeço a oportunidade.
Ruth Maria Rhein Silva
Data:10/04/08












domingo, 6 de abril de 2008

Curso Astronomia: 72 horas no Planetário Ibirapuera e na UMAPAZ



www.flickr.com








ekalafabio Curso Astronomia photosetekalafabio Curso Astronomia photoset





Saiba mais em:
http://ekalafabio.blogmestre.org/2008/04/06/curso-astromia-72-horas-no-planetario-ibirapuera-e-na-umapaz/