sexta-feira, 11 de abril de 2008

Atividade 3







Atividade 3 – Do impresso para a hipermídia


Colegas,

Para que possam ampliar suas possibilidades de trabalho com a língua escrita e dar orientações a seus alunos, os convido para ver a gravação da orientação técnica feita por videoconferência na Rede do Saber, no dia 4/04/08.
É um grande convite à produção escrita.

Seguem, informações:




Videoconferência: Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro
SEESP – Rede do Saber
Data 4/04/08

Site: http://www.rededosaber.sp.gov.br/ ( notícias )

Tema: "O lugar onde vivo"


A videoconferência foi idealizada com o objetivo de promove o concurso "Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro", realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Cenpec, com apoio da Undime, Consed e do Canal Futura. O objetivo do concurso é contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

Inscrição das escolas:
CRE MÁRIO COVAS – SEE SP
Site: http://ww2.itau.com.br/itausocial/premio_escrev_fut/index.html
Inscrição até o dia 14 /04/2008 -



Estamos estudando mídias impressas, digitalizadas, hipertextos gostaria de afirmar que eu penso, que o homem continuará a se expressar e deixar sua marca escrita, independente do suporte ou meio utilizado.
Convido os professores a participarem do Prêmio Olimpíada da Língua Portuguesa que tem como maior objetivo premiar as melhores produções escritas e produzidas por alunos de todas as escolas do Brasil.


Vivemos um momento de muita transição e adequação com a revolução trazida pela informática e a hipermídia vem como definido em nosso conteúdo do módulo, para ampliar os princípios da escrita eletrônica para o domínio da interação, do som e da imagem ( multimídia ).
Tudo o que se perceber visual ou audiovisualmente pode fazer parte da tessitura destes documentos digitais que, por sua flexibilidade e por seu dinamismo, farão com que seja cada vez menos nítida a distinção entre escritor e leitor.
E pude, perceber muito tudo isso, entrando no site de nossa Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro. O site nos traz e nos permite um passeio virtual maravilhoso.
E como afirmado no módulo, os arquivos deste ambiente físico só seriam acessados indo pessoalmente ao local e muitas vezes não poderiam ser consultados, devido ao fato de serem documentos e livros com muitos anos de publicação e estariam em riscos se fossem manipulados por todos os visitantes, portanto estariam restritos somente a pesquisadores e com os recursos de hoje, estando os documentos digitalizados as obras podem chegar aos olhos do público em geral contando com o computador como mediador e de qualquer lugar do planeta podemos fazer consultas.
Citando novamente o módulo do curso, menciono a definição de bibliotecas virtuais que nos “permitem acessar bancos de informação em formatos eletrônicos/digitais. Esse tipo de bibliotecas inclui também os catálogos automatizados de bibliotecas tradicionais. Segundo essa definição, a biblioteca eletrônica reproduz a produção impressa utilizando um meio de suporte diferente do papel, e se torna, também, espaço inovador de publicação, totalmente distinto do texto impresso, no formato hipertextual e hipermidial

Entrei e compartilho com o grupo minha pesquisa, segue:
Fundação Biblioteca Nacional / Digital
Site: http://www.bn.br/bndigital
Busquei em iconografia: Desenhos Históricos / Cadeira ( Vejam ilustração )
Estamos estudando mídias impressas, digitalizadas, hipertextos, gostaria de afirmar que eu penso, que o homem continuará a se expressar e deixar sua marca escrita, , independente do suporte ou meio utilizado.
Convido os professores a participarem do Prêmio Olimpíada da Língua Portuguesa que tem como maior objetivo premiar as melhores produções escritas e produzidas por alunos de todas as escolas do Brasil.

Agradeço a oportunidade.
Ruth Maria Rhein Silva
Data:10/04/08












Nenhum comentário: