terça-feira, 15 de julho de 2008

Final do ciclo básico do curso Mídias na Educação

A turma 41 do curso Mídias na Educação chegou ao final do Ciclo Básico no mês de junho de 2008.

Durante um ano – desde 27 de julho de 2007 – seus integrantes desenvolveram atividades e reflexões sobre o uso de diferentes mídias na educação. Foram 6 módulos percorridos: Introdutório, Informática, Tv e vídeo, Rádio, Mídia Impressa e Gestão.

Inscritos 35 cursistas, a partir do primeiro módulo, consolidou-se a participação de 15 deles. Agora, ao final de um ano de trabalhos, nove participantes produziram um projeto pedagógico integrando as mídias estudadas ao longo do curso, requesito para ingressar no ciclo Intermediário. Esses projetos finais foram bem diversificados e refletem o aprendizado do grupo.

Veja o que cada um apresentou:

· Edna Giannini propôe um trabalho interdisciplinar cuja base é a mídia impressa, um jornal sobre a imigração na cidade de São Paulo. Sua abordagem freireana é voltada para a livre expressão e para a pesquisa no cotidiano dos alunos. Para a realização do jornal, a proposta é utilizar-se de outras mídias, rádio e vídeo, para registrar o desenrolar das atividades e a realização de matérias que serão escritas e publicadas no jornal.

· Elisabeth Plácido desenvolve um projeto de facilitação de alfabetização para as séries iniciais. O trabalho com leitura e escrita envolve a mídia impressa e a informática, com uso de softwares específicos. Ao final do projeto, será montado um livro com os textos dos alunos.

· Filomena Barbosa Silva propõe um trabalho educomunicativo com a mídia rádio que parte da realidade da comunidade escolar de modo a que os alunos se expressem e se comuniquem com mais facilidade. O projeto visa desenvolver a cidadania e proporcionar melhor integração entre seus membros, a comunidade e a sociedade. Ao longo dos trabalhos, o foco será no tema adolescência e violência, muito embora outros sejam contemplados como ética, cidadania, sexualidade, cultura afro-brasileira, saúde, qualidade de visa, ecologia e meio ambiente.

· Regina Célia Gavassa apresenta o tema inclusão digital e protagonismo, voltado para o letramento digital e a valorização do trabalho de equipe. Visa integrar alunos, equipe docente e o projeto pedagógico da escola. As mídias desenvolvidas nos trabalhos são: impressa, rádio e vídeo. O projeto propõe a elaboração de telejornal (notícias), rádio (informação e entretenimento) e vídeo. Ao final, o processo vivenciado será publicado na internet.

· Sandra Regina Rosário envolve professores de História, Português Artes e Geografia em um projeto sobre sólidos geométricos de Matemática.

· Silvia Galletta apresenta o projeto Aluno-Monitor cujo objetivo é promover a formação de conceitos básicos de tecnologia, gerenciamento do laboratório de informática e a multiplicação do conhecimento nas escolas estaduais de São Paulo. Visa envolver alunos e capacitá-los a cuidar dos laboratórios de informática como parceiros dos professores e como monitores dos colegas. Estão previstas 140 horas para os alunos monitores, com ações presenciais e à distância. Estas últimas serão realizadas por meio de videoconferências.

· Tadeu Bandoni propõe um projeto cultural envolvendo estudantes e professores, que pretende proporcionar acesso a conteúdos digitais em diferentes mídias, viabilizar a integração entre as comunidade local e exterior, professores e estudantes, além de desenvolver um olhar crítico para os meios de comunicação de massa. Os trabalhos abrangem a produção, pelo alunos, de vídeo, fotos, rádio, mídia impressa e publicação na internet.

· Ruth Rhein Silva propõe fomentar e incentivar o uso de videoconferência e mídias interativas entre os ambientes de aprendizagem da Rede do Saber, de modo a aproveitar o potencial dialógico, de cooperação e de disseminação de conhecimento da rede de informática e telecomunicações do governo do Estado de São Paulo. O projeto inclui a formação de estagiários locais, familiarizando-os com os equipamentos de videoconferência, bem como o desenvolvimento de novos referenciais didáticos e metodológicos.

· Zeni Assis desenvolve o programa nas Ondas do Rádio da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo cuja proposta é o uso da linguagem radiofônica no ambiente escolar com base na Educomunicação, de modo a rever as relações entre direção, professores, alunos e comunidade, bem como ampliar a capacidade comunicativa dos alunos por meio da mídia rádio.

Nenhum comentário: